domingo, 24 de setembro de 2017

SAPOTi



Sapoti é um sapo muito esperto, não pode ver um inseto distraído voando ao seu redor que sua língua enorme devora o pobre inseto.
Ele vive na Amazônia, mas com os desmatamentos, os lagos acabam secando devido o calor, pois evaporam. Ele estava um dia triste, sem saber o que fazer, onde iria morar. A rã Papoula, sua namorada, tenta animá-lo:_ vamos explorar essa floresta, Sapoti, nós pulamos alto  podemos encontrar algum lago por aí em  bom estado, com água fresca pra gente ficar.
Ele não acreditava muito nisso, mas deu um voto de confiança para ela.
Ambos saíram saltitando o mais alto que podiam para ver se achavam algo e encontraram um pequeno lago, muito distante de onde moravam e chegaram exaustos. Beberam água e descansaram, mas eles mal sabiam que existiam outros seres que viviam la,como o sapo boi, Guru. Houve uma briga para ver quem domina o lugar entre os dois sapos, mas como combinado entre eles, ficaria quem ganhasse e o perdedor iria embora e Sapoti precisou ir embora cabisbaixo e sozinho, Papoula foi presa pelo Guru.
Ele pulou e pulou, mas nada achou e quando viu, estava fora da floresta e havia muitas pessoas, barulho, carros, fumaça, poluição. Ele estava muito assustado.
Onde estou? Ele estava em Manaus. Uma cidade grande e bonita, muito agitada para um simples sapo.
Ele não sabia que pessoas têm nojo e pavor de sapos, outras porém, têm amor ao ponto de tê-los como coleção em pelúcia.
Ele saiu saltitando pela beirada dá rua até encontrar uma porta aberta.
Enquanto isso, Papoula consegue fugir do sapo Guru e procura seu namorado por toda a floresta tentando se esconder ao máximo do sapo boi, mas nada e lágrimas caem do seu rosto de rã.
Sapoti entra em uma casa grande, mas aparentemente vazia, ele pula por toda ela em busca de água para ficar até que encontra um lugar úmido, com pequenas poças de água pelo chão, ele estava no banheiro, recém usado e satisfeito em estar ali, mas ansioso, preocupado. E se alguém o visse lá, o que fariam com ele?
Aline chegou da escola cheia de energia e quando foi tomar banho encontrou seu mais novo amigo e bichinho de estimação. Ela o pegou cuidadosamente e com carinho o pôs numa vasilha de água até comprar um aquário para ele e o apelidou de brochinho, pois sempre que ela voltava da escola ela não se desgrudava dele e vice versa.
Ele estava feliz,agora tinha água para se refrescar e hidratar sua pele, tinha moscas mortas para se alimentar, agora não tinha que gastar sua língua para pegá-los no ar, tinha uma amiga, apesar de sentir falta de Papoula. Ele as vezes se distraia em seu novo lar, o aquário pensando no quanto se sentiu impotente por deixá- la lá com aquele sapo tão metido a valente. Ele prometeu a si mesmo que um dia iria voltar a floresta para buscá-la. Ele ficava triste, mas bastava ouvir os passos ansiosos de sua amiga para ficar contente de novo. Passavam todas as tardes juntos e só se separavam quando ela ia jantar e dormir. Aline tem seis anos, com seus cabelos pretos, lisos e muito compridos, morena, com os dentinhos de leite caindo, como todas as crianças da sua idade.A mãe de Aline ficava contente com amizade deles, mas preocupada com a reação da filha se aquele sapo resolvesse ir embora um dia.
O sonho dele era ter as duas ao lado dele e saiu pulando, Aline o seguia sem entender o que estava acontecendo, sem saber porque seu amigo fugia dela. Quando se deu conta ela já estava dentro da floresta e não sabia voltar para casa sozinha. Ele coachava insistentemente para Papoula ouvi-lo e reconhecê-lo e funcionou, pois ela o ouviu e coachava agudamente até se encontrarem novamente.
Aline chorava de medo, porque se via perdida ali naquela floresta escura,fria, úmida, mas Sapoti sabia o caminho de volta, afinal ele é um sapo e sabe andar naquela floresta com olhos fechados. Ele e Papoula iam a frente e a chorosa garota os seguia,agora se sentindo mais segura do que antes. Quando chegaram a sua casa, havia carros de polícia, seus pais choravam e quando a viu saíram correndo para abraçá-la e verificando se ela estava bem, felizmente nada sofrera.
Aline explicou aos pais e a polícia que seu sapo apenas foi buscar a namorada na floresta e como ela teve medo de perdê-lo, ela o seguiu e depois que ele achou a rã, eles a trouxeram de volta para casa e que agora teria dois amigos.
Entretanto seus pais não mais permitiram aquela amizade, pois temia a segurança da filha outra vez e os fizeram voltar para seus lares. Eles foram embora tristonhos. Ela adoeceu de saudade e tristeza por estar sem seus amigos.
O tempo passou e ela foi melhorando com o passar dos dias... Logo seus pais arrumaram um cachorrinho de estimação e seu ânimo voltou. Ela não esqueceu seus velhos amigos, nem os substituiu, ela apenas seguiu sua vida. Uns saem,outros entram em nossas vidas, faz parte.
 Sapoti e Papoula permanecem na floresta em busca do lago certo para terem seus girinos e formarem família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é importante para mim..

QUEM NUNCA SE DECEPCIONOU COM ALGUÉM?

 Ando tão decepcionada com as pessoas ultimamente.  Pregam com tanta firmeza uma coisa e agem de outra forma.  Perfeita?  Estou bem longe de...