quinta-feira, 17 de setembro de 2020

OLIVIA NA ITÁLIA

 

A VIAGEM DE OLIVIA A ROMA


Eu sempre tive desejo de conhecer a Itália, e estar aqui me deixa ainda mais fascinada. Eu me chamo Olivia e há uns dois anos trabalho no aeroporto de Manaus, moro com meus pais e uma avó já debilitada pela idade. O sonho maior além de estar aqui na Itália é ser comissária de bordo. A única coisa que ainda me prende na terra é o medo de não estar perto das pessoas que amo, porque eles não estão mais jovens, não queria ficar sem despedir-me de vó.
Meus pais ficam muito preocupados com a possibilidade de eu trabalhar a vários metros de altura, mas sempre tento tranquilizá-los de que no ar é mais seguro do que aqui, porém ainda não os convenci.
Minha avó sempre me diz que não devo ficar apegada a nada nem ninguém, que eu preciso seguir minha vida e correr atrás dos meus sonhos. 
_Vó, eu quero estar presente para me despedir quando chegar a hora de vocês. Vou-me sentir culpada se eu não estiver.
_Menina, culpa é sentimento de quem se preocupa com os pensamentos e julgamentos 
dos outros. Você não deve se sentir assim. Estaremos sempre com você no seu coração, estejamos aqui de corpo presente ou  em outro lugar através dos nossos espíritos, mas sempre cuidaremos de ti. Amo você Olivia. 
_Meus pais não apóiam o meu sonho de ser comissária. Como vou contra o desejo deles?
_Minha querida, seus pais nunca saíram daqui nem de ônibus, assim como eu. Imagina viajarem de avião?  Mas sei que queremos o melhor pra você, vê-la feliz. Quando virem que está bem e realizada, eles mudarão de ideia. Faz o curso e segue seu destino, garota.

Eu a abracei e agradeci.

_Muito obrigada vó. Eu vou correndo para me inscrever e me preparar para alçar vôos maiores. Eu te amo.

Eu comecei a fazer o curso no modo EAD, por causa do trabalho e paguei parcelado, pois precisava ajudar minha família em casa, e ficava pesado pagar à vista. O curso era mais complexo do que imaginava. Eu iria aprender sobre meteorologia, navegação aérea, primeiros socorros na aviação civil, emergência a bordo, sobrevivência no mar, combate ao fogo, etc. É muito conteúdo para 160 horas-aula. Porém, isso não me assustou; ao contrario, me impulsionou a seguir adiante. Amo um desafio.

Na prática era ainda mais desafiador do que na teoria, até a postura corporal eu tive que mudar, mas adorei, me senti tão elegante e sexy com aquela roupa de comissária.

O curso acabou e fui procurar emprego nas companhias aéreas e felizmente consegui numa famosa companhia aérea brasileira para voos nacionais. Precisei sair do aeroporto, e apesar de eu gostar de trabalhar lá, eu tinha um sonho para realizar. Vários colegas que se tornaram amigos ficaram felizes por minha conquista. Meus pais ainda estavam receosos, mas minha avó ficou muito feliz por mim e me parabenizou pela dedicação, esforço, que valeu a pena tantas noites sem dormir para estudar. Ela sempre me diz que a vida é feita de escolhas que fazemos durante nossa caminhada e dentro delas colocamos nossas prioridades.

Já se passaram dois anos trabalhando como comissária, e pretendo fazer isso enquanto der. E nas minhas férias aqui estou eu na Itália realizando mais um sonho.

 Eu tinha chegado há poucos dias na Itália e foi a primeira vez em um voo internacional, meus olhos se encheram d'água. #Maravilhada. Felizmente tinha chegado durante o verão, então eu pretendo visitar várias cidades italianas, inclusive da região da Toscana e me deliciar com aqueles vinhos, apreciar os vinhedos que já vi em vários filmes.  

Morar numa cidade tão quente como Manaus, 27°C daqui é fichinha, pois trouxe muitos vestidos, regatinhas e shorts. Antes de vir à Itália eu comecei um curso de italiano online, pois acho a cultura e o idioma fascinantes. Meu professor Francesco nasceu em Chianti e quando estava adulto foi morar no Brasil, mas seu sotaque ainda é bem forte, mesmo estando lá há mais de vinte anos. Acho que é como um elo com sua terra, suas origens.

Aqui em Roma tem vários pontos turísticos e não tão turísticos assim para eu visitar, e as aulas de italiano têm me ajudado muito para me comunicar e não me perder, ou evitar ir a lugares perigosos. Já visitei Fontana di Trevi, Coliseu, Panteão, Fórum Romano, Museu do Vaticano, Basílica de São Pedro, Piazza di Spagna- palco de diversos eventos em Roma. A verdade é que Roma é um museu a céu aberto com muitos monumentos históricos.

Eu sempre fui muito expansiva e comunicativa; o que facilita para que eu conheça várias pessoas e me divirto muito conhecendo gente diferente. Já fiz amizade com o pessoal da recepção, já fui convidada para festas por hóspedes que vieram visitar amigos ou familiares e me diverti à beça. Povo animado. Estou amando Roma.

Amanhã pretendo viajar para Veneza, mas sentirei saudades daqui. Quem sabe lá eu encontre um italiano que me faça companhia por uns dias e torne aquele lugar ainda mais romântico e especial? Uma aventura amorosa não seria nada mal durante minha estadia num lugar como aquele, vocês não acham?

 

 

 

 


 

OLIVIA NA ITÁLIA

 

VIAGEM A VENEZA

 

Peguei um trem e parti para uma das cidades mais românticas do mundo, e que recebe mais de dez milhões de turistas por ano.  Quando eu soube fiquei chocada. Finalmente cheguei à cidade declarada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, e me senti emocionada. Eu fiquei de boca aberta quando descobri que a estação ferroviária Santa Lucia é com trens aquáticos, que levam os passageiros pelo canal até o ponto desejado.

Quando estava andando distraída olhando as construções acabei esbarrando com um homem alto, ombros largos, olhos esverdeados, cabelo castanho claro com um discreto topete, sorriso largo, caloroso, enfim, um gato. A gente conversou um pouco depois do meu pedido de desculpas pelo esbarro, então me contou que pratica o Venice Water Bike, que é basicamente uma bicicleta apoiada nos lados por duas bóias compridas que você pedala na água.

Ele se chama Antony e me convidou para experimentar, eu aceitei. É muito estranho pedalar sobre a água, e tem que ter muito equilíbrio para ela não virar ou se inclinar pra frente ou para trás. Porém, quando você pega o jeito fica divertido. Ele foi ao meu lado para me ajudar, se fosse preciso. Foi uma experiência interessante e eu gostei. Ele é tenista profissional, então precisa se exercitar diariamente.

A gente passou momentos muito agradáveis, e pelo que vejo, meu desejo de encontrar um cara lindo e gostoso para aproveitar o romance da cidade estava sendo realizado. À noite saímos para um passeio e eu pude apreciar a noite iluminada com as luzes dos postes refletindo na água do canal. Ele me prometeu que no dia seguinte passearíamos de gôndola. Naquela noite andamos nas ruas, jantamos e na volta pro hotel ele me beijou. Foi um beijo delicioso, calmo, mas com um desejo que há muito tempo eu não sentia. Ele me deu a mão e saímos correndo para o hotel, e chegando ao meu quarto havia uma urgência em sermos um do outro, assim como nos filmes em que as roupas vão sendo espalhados pelo cômodo até chegarmos à cama. Aquele homem sabia como ser um amante, nunca tinha sentido tanto prazer. 

No dia seguinte passeamos de gôndola pelo Grande Canal, e foi tão romântico. Depois fomos a Piazza di San Marco e passamos pela Ponte Rialto com as bicicletas que alugamos, comemos uma deliciosa massa e fizemos muito amor nesses três dias que passei lá. A despedida foi dolorosa, mas sabíamos que seria apenas uma gostosa aventura. Eu serei sempre grata por ter conhecido Antony e pelos momentos que passamos juntos. Amei Veneza!

Eu havia feito reserva no hotel em cada cidade que pretendia visitar.

Mal posso esperar para conhecer Milão, a capital da moda.

 

 

 

OLIVIA NA ITÁLIA

 

RUMO A MILÃO

 

Chegando a Milão, assim que fizer o check-in no hotel eu vou dar uma andada para ver o que está rolando de novidade em roupas e acessórios. Afinal, aqui é capital da moda.

Eu achei umas peças fantásticas que deu uma vontade de comprar que vocês nem imaginam, as minhas colegas morreriam de inveja se me vissem com uma delas, mas são de alta costura, então não tinha dinheiro para isso.  Havia outras muito extravagantes que não levaria nem de graça.

Eu passei três dias em Milão, e de verdade fiquei encantada com a harmonia entre o velho e o novo; os imponentes monumentos e a modernidade; a catedral que lá é chamado de Duomo é de tirar o fôlego; tem  também a galeria Vittorio Emanuele, o Quadrilátero da moda, que é onde se encontram as lojas de marca de luxo, como Gucci, Chanel, Prada...  E caríssimos restaurantes; o Palazzo Reale; a igreja Santa Maria Delle Grazie, onde tem uma bela pintura da Santa Ceia; o Castelo Sforzesco, um castelo de pedra com um belo jardim e fonte; e o Parque Sempione, com um lindo lago e monumento ao fundo. Estou apaixonada por esta cidade.

Minha próxima viagem é para Nápoles, então eu acho que vou ganhar uns quilinhos comendo aquelas pizzas deliciosas, pelo menos a gastronomia de lá é famosa pelo que eu soube.

 

 

 

OLIVIA NA ITALIA

 

PARADA EM NÁPOLES

 

Depois de uma viagem de trem de quase cinco horas cheguei a Nápoles, no sul da Itália. E como eu disse antes, acho que vou engordar um pouco aqui, por ser a cidade mais visitada da região devida sua fama de ter as melhores pizzas.

A paisagem na vinda até aqui é linda. Na verdade, para todas as cidades onde fui as paisagens são únicas, não parava de apreciar.

Eu passei quatro dias naquela cidade e o único ponto turístico que não fui visitar foi o vulcão Vesúvio, pois alem de ser longe e ter que andar muito, morri de medo dele resolver entrar em erupção bem na hora em que estivesse lá. Não mesmo!

Conheci Fontana Del Sebeto, uma fonte monumental, com estátuas de homens nus, um deitado de lado e outros dois em pé nas laterais; Ruínas da Vila Imperial de Pausilypon, é até bonito ver aquelas ruínas, apesar de não ser muito do meu gosto; Piazza Vitoria; Castelo Dell’Ovo, que segundo eu li, era uma lenda onde um poeta latino Virgilio, que também era mago, escondeu um ovo mágico dentro desse castelo mantendo aquela fortaleza de pé, pra dizer a verdade achei meio surreal a lenda; Basílica Reale Pontificia San Francesco da Paola; Piazza Del Plebiscito; Palácio Real de Nápoles; Fontana Neptune; Centro Historico (patrimônio mundial da UNESCO); Accademia Delle Belle Arti, Catedrale Santa Maria Assunta . Além de passear por todos aqueles lugares eu comi deliciosas pizzas e outras massas da gastronomia napolitana.

Amei e espero voltar aqui para visitar tantas outras cidades italianas e revisitar estas, nas quais me apaixonei!!

Minha viagem a esse país maravilhoso está quase chegando ao fim, e minha última viagem será na região Toscana. Mal posso esperar para ficar tonta de tanto experimentar vinhos e apreciar os vinhedos. Quem sabe me deixam saborear algumas uvas?Ia ser inesquecível! Eu já tirei muitas fotos para registrar os melhores momentos, mas têm coisas que só nossos sentidos podem gravar, como sentir os sabores, cheiros,  tocar aquele italiano lindo, ver tantos lugares maravilhosos e ouvir as serenatas da sacada do meu quarto em Nápoles.

OLIVIA NA ITÁLIA


                         VIAGEM À TOSCANA

 

A verdade é que já sinto saudades  de todos estes lugares sem nem ter ido embora ainda. Agora chegando à região Toscana, ao mesmo tempo em que tento me divertir e aproveitar esse tempo aqui, me deu uma tristeza, uma nostalgia. 

Não irei me deixar abater e vou conhecer Chianti. Chiantigiana, onde produz o vinho Chianti, um vinho muito famoso. Fui também conhecer Montalcino, onde tem um lugar para fabricar vinho, também famoso em restaurantes caros e elegantes. A última cidade será Siena, onde irei visitar a Basílica de San Domingos, depois fui ver a corrida de cavalos que é bem famosa lá e acontece duas vezes ao ano. Dei sorte de ter chegado na época que estava acontecendo a corrida. Foi bem divertido, pois nunca tinha ido a um evento destes.

Ah, eu provei muito vinho e fiquei um pouco tonta, eles realmente são deliciosos; usei meu jeitinho doce para convencê-los a me deixar provar algumas uvas e consegui; passeei por lindos vinhedos com o por do sol ao fundo e o céu com aquelas cores quentes da aquarela deixando o passeio indescritível.

Foi a melhor viagem da minha vida. Espero de verdade viver experiências inigualáveis como está que vivenciei na Itália. Agora é chegar em Manaus e malhar para voltar a boa forma, senão não caberei no uniforme. Voltarei ao trabalho com energia total e com muitas saudades dos meus pais, da minha avó e da Itália, claro. 

 Grata a Deus por mais um sonho realizado. Que venha mais uma viagem daqui um ano depois de curtir meu ano voando por esse lindo país, o Brasil. 

terça-feira, 15 de setembro de 2020

CUIDADO COM O QUE FALA! PALAVRA TEM FORÇA


Tem algo que entristece meu bobo coração.

Sabe o que é?

Crueldade.

Crueldade no agir com pessoas, animais, ou até mesmo ao falar.

Só para vê-los sofrer.

Por que as pessoas dizem o que pensam sem o mínimo de sensibilidade para lembrar que o outro tem sentimentos?

Por que não se por no lugar de quem você pretende ferir?

Palavras proferidas que podem machucar profundamente  quem escuta.

Palavras não voltam para a boca depois de ditas.

E não se sabe o que pode causar no outro até mesmo pra vida toda.

Palavra tem força.

Se não tem o que agregar, ou para levantar o astral do seu próximo, para que falar?

Só para se achar melhor que o outo?

Julgar o que é diferente de você, de mim não vai te fazer ser melhor, lembre-se disso.

Todos têm suas particularidades.

Ninguém está imune a nada. 

Suicídio só cresce, por que será?

Isso é falta de Deus, uns vão falar.

 Será que é só isso que faz alguém querer acabar com a dor que sente na alma?

 Foi  por uma frase dita por alguém que te fez se sentir abaixo de nada, desprezível, um lixo,  um monstro?

Há tantos motivos.

 A pessoa te faz se sentir tudo, menos um ser humano que tem o direito de ser feliz, de amar e ser amado.

Uns correm atrás de superar e dão a volta por cima.

Outros nem força pra isso têm. 

Existem situações que não se pede, muito menos conseguimos controlar, apenas acontecem. 

Quem os outros pensam que são para poder falar algo simplesmente para machucar?

Às vezes o autojulgamento, os pensamentos de que é menos do que o resto das pessoas e a comparação já são suficientes para deixar alguém pra baixo.

Pra que outro vir e querer te enterrar vivo por achar que é mais especial que você, ou eu?

NUNCA se esqueça!

O problema está com quem fala, simples assim.

 Não com você que teve que ouvir o que não merecia, não precisava.

Você é tão importante quanto quem falou. 

Você é único, especial do jeitinho que é.

sábado, 5 de setembro de 2020

SER EMPODERADA


O que é ser empoderada mesmo?
Ah, lembrei.
É ser confiante.
É se amar em primeiro lugar.
É ser segura do seu poder mesmo estando fora do padrão.
É ser prioridade e fazer coisas para si mesma.
É estar em equilíbrio com o corpo, mente e lado espiritual.
Não permitir que alguém faça você se sentir menos do que é... Maravilhosa.
 Manter uma autoestima fortalecida.
Potencializar as qualidades.
Cuidar dos seus defeitos e eliminá-los para que consiga evoluir, mudar.
Estou na batalha para ser e me sentir uma mulher empoderada.

JORDANA

Cara, tenho pensado tanto em minha vida ultimamente: os erros, acertos, arrependimentos, medos… Mas vou voltar uns anos para vocês enten...