terça-feira, 2 de junho de 2020

FRANCINE E A MUDANÇA


Francine é uma menina  que diz o que pensa sem filtro nenhum.

Uns acham que ela é autêntica.

Outros dizem que ela é grosseira quando começa com sua sinceridade em alguns momentos cruel.

Ela é conhecida entre suas amigas como a barraqueira.

 Na verdade, nem liga; afinal este é seu jeito e não pensa em mudar.

 Francine sempre foi uma garota que não aceitava injustiças e desrespeito, nem com ela, nem com os outros.

Se precisasse ela partia pra briga mesmo, “ia pro braço”. As únicas pessoas com quem ela tentava ser mais paciente era com os idosos. Fran não faltava com respeito por mais errados e grosseiros que fossem. Se caso ocupassem o lugar de um idoso, ou deficiente, ou uma mulher com criança no colo ela já ia gritando.

_Oh sem noção, essa pessoa precisa sentar, você não desconfia não? Levanta daí, folgado (a). E começava a discussão.

Ela era uma mulher sensível e chorava quando assistia a um filme, novela, via pessoas dormindo na rua, ou uma criança triste, mas é muito briguenta e dizia o que pensava sem se colocar no lugar do outro.

Um dia, quando estava  de boa lendo um livro na praça, ela conheceu Gael, um homem simples, estilo rústico, apesar de ser atraente, ele se aproximou e puxou conversa.

Ela foi sincera e disse:

 _Olha, eu estou lendo e não estou a fim de papo.

_Agora descobri porque está aqui sozinha lendo, é grossa que nem uma porta.

Ela se sentiu ofendida e começou a esbravejar com ele.

Ele simplesmente deu as costas para ela, e colocando um fone de ouvido Gael saiu deixando-a falar sozinha. Fran ficou p... da vida. Seu rosto ficou corado pela ira que tomou conta dela.

Ela pensou: como ele ousa virar as costas para mim? Ele sequer discutiu comigo. Quem ele pensa que é para me ignorar dessa forma?

Gael tinha sido contratado pelos amigos de Fran para mostrá-la que sinceridade em excesso e ser tão reativa como era, nem sempre é a melhor atitude. É preciso ser sincero sim, mas também é necessário ter jeito para falar sem magoar, mesmo quando a pessoa precisa ouvir umas verdades. Contar uma mentirinha leve às vezes só para fazer alguém se sentir bem faz parte; e também ter sensibilidade para saber quando reagir ou não. Seus amigos frequentemente sentiam vergonha quando saiam com ela e a amiga fazia barraco_ o que fez com que alguns deles se afastassem dela. Eles admiravam suas qualidades, mas a maneira de ela usar essas qualidades deixavam as pessoas que a amavam constrangidas.

Francine passou a se sentir solitária após quase todos os seus amigos se afastarem, e ela não entendia o porquê. Gael voltou a aparecer enquanto ela chorava olhando para o horizonte e tentando entender a razão do afastamento. Ele ofereceu-lhe um lenço e ela riu entre lágrimas.

_Quem anda com lenço no bolso?  Obrigada.

_ De nada. Nunca se sabe quando vou precisar usá-lo. Por que está triste assim?Posso te dar um abraço?

Ela se aconchegou nele, e ele a enlaçou em seus braços sentindo o perfume do cabelo dela, e ela sentiu o cheiro suave, porém másculo do desodorante em sua camisa.

_Eu estou me sentindo tão triste, sozinha, pois praticamente todos os meus amigos sumiram. Eu não sei o que houve. Desculpe o desabafo, nem sei seu nome, nem você sabe o meu.

 Eu me chamo Francine, e você?

_Mesmo triste ainda assim é um prazer conhecê-la Francine. Eu sou Gael. Aquele dia você estava arisca.

_Vai começar? Vou embora então.

_Olha, desculpe Francine, talvez você devesse conversar com seus poucos amigos.  Eles podem dar a resposta que procura. Eu sou um homem simples, mas sempre fui educado e não pretendia te chatear ou irritar.

_Você está me chamando de mal- educada?Eu só sou sincera, digo na cara o que penso, sem rodeios. Você nem me conhece.

_A vida não é assim. Você é uma mulher bonita, me parece ser inteligente, interessante, por isso tinha tantos amigos, deve ter muitas qualidades, e gostaria de ser teu amigo se você deixar; no entanto, sinceridade sem filtro não é algo bom, afasta as pessoas. O importante não é sempre o que diz, mas como diz a verdade. Procure seus amigos e descubra porque sumiram.

E saiu depois de dar um beijo em sua cabeça.

Fran ficou sem reação e ligou para sua melhor amiga, Lisandra.

_Amiga, preciso conversar com você. Posso ir aí agora?

_Pode vir, Fran.

Meia hora depois ela bate a porta de Lisa.

Elas se abraçam e Fran começa a chorar e dizer que não entende porque seus amigos sumiram e sua amiga disse:

 _Miga, desculpe o que vou dizer, é que seu jeito reativo, explosivo em todos os lugares nos envergonha, sua sinceridade às vezes cruel acabou afastando não só seus amigos, mas também familiares. Você tem muitas qualidades, e por te amar eu digo que você precisa rever seu jeito de falar, além de sua maneira de mostrar a pessoa incrível que é.

_Eu sou sincera sempre, e tento defender o que acredito.

_Eu sei, miga. Eu te disse que você é incrível, o problema é o jeito que você demonstra isso. Eu nunca deixaria de ser tua amiga.

_O cara que eu conheci me disse isso, que meu jeito afasta as pessoas. Ele é bonito, se chama Gael. Vou procurar meus amigos, pedir desculpas e dizer que vou tentar mudar. Obrigda miga, por sua amizade e lealdade. Vou mudar meu jeito. Você vai ver. Eu amo você. Elas se abraçaram novamente.

Ela descobriu que os amigos haviam contratado Gael para mostrar porque eles se afastaram. Ela ficou muito irritada no início por terem feito aquilo com ela, mas se controlou, pediu desculpas aos amigos e foi embora depois de pegar o contato do novo amigo.

Ela nem acreditou que conseguiu se controlar, mas ela pretendia mudar. Fran sabia que essa mudança não é fácil. Mudar quem ela sempre foi e se tornar alguém melhor seria um grande desafio; reconquistar seus velhos amigos; deixar de envergonhá-los; reaproximar dos seus irmãos, pais. E começou a  conhecer melhor Gael.

Francine estava no processo de mudança e estava gostando de saber que ela pode melhorar sempre. Todos estão vendo as mudanças e se reaproximando.

Um comentário:

  1. Que bom que ela perdeu os amigos por um erro dela e conseguiu resolver este problema. Dá pra ver que no fim ela é uma pessoa mais feliz.

    ResponderExcluir

Seu comentario é importante para mim..

DIA DIFÍCIL

 Hoje está tão difícil.  Só queria desaparecer, evaporar como fumaça, e parar de dar trabalho. E ao mesmo tempo eu me sinto tão egoísta.  Te...