sexta-feira, 4 de março de 2011

O MEDO DO PRECONCEITO



 
Todo Dia no tardar da noite
Agradeço á Deus por tudo que me deste.
Tantos não tiveram as chances que tive, e tenho.
Tantos não têm o bem querer de pessoas tão sinceras e queridas... Tantos não são desejados como gostariam.
Muitas vezes fico me perguntando:
_Será que eu tenho mesmo tantas limitações assim, ou eu mesma me limito, e mostro-lhes estas limitações como maquiagem?
Para não demonstrar na realidade, o medo que tenho de enfrentar o mundo lá fora.
O medo do preconceito mais explícito, da humilhação, medo de cair, mesmo sem querer, nas armadilhas que as pessoas, ou a vida, nos pregam.
Medo de ir além do que já se foi, e gostar muito, ou decepcionar-se ainda mais.
Por isso, nos preservamos, e nos defendemos, não só dos outros, mas de nós mesmos.
Medo de arriscarmos e não dá certo, ou dá, e sermos muito felizes, mais do que sentimos merecedores... Nem sempre sabemos lidar com tanta felicidade.
Viver é um risco, quem não sabe?
Mas difícil é encontrar muitos que têm coragem de sair do conforto, e enfrentar o mundo... É bem mais fácil viver no "seu mundo"... Embora, não seja o melhor.
"Morremos a partir do momento em que nascemos"- Marcus Manilius.
Será que a deficiência é mesmo um obstáculo pra viver bem?Ou nós, maioria dos deficientes, e os "normais" que impomo-las como tal?
Pra não encararmos os medos e preconceitos internos, que aparentemente aceitamos e superamos bem.
Algo que gosto é sair, vir vitrines, gente diferente, lugares novos, ou não, mas que gosto de ir.
Quando saio e me deparo com más calçadas, falta de rebaixamentos apropriados, rampas super inclinadas, ou falta delas, ou de elevador, ônibus adaptado, pessoas preparadas, lojas com corredores super estreitos entre bancas (ir à loja em dia de liquidação é impossível)
Pessoas indiferentes a você, a sua necessidade de ajuda, ter que andar na rua, ficar alerta com motoristas que fingem que sou invisível, pra não terem que parar pra eu passar, locais públicos apenas com escada grande e estreita, ou entrada inacessível, Falta de sinalizações... Sinto-me tão mal, nem dá vontade mais de sair, quando me lembro de tudo.
É complicado, inacessível, não digo só para cadeirantes, mas por outros deficientes, idosos, mulheres grávidas, ou com carro de bebê.
Os outros nos olham como se fôssemos ETs, intrusos, mal vindos, que nem deveriam sair de casa.
Ficarmos presos em nosso lar, mesmo sendo cidadãos que pagam contas, têm e cumprem seus deveres, respeitam os direitos alheios, mas os nossos?
Dificilmente são respeitados pela maioria... Como o de ir e vir... Ônibus coletivo adaptado, vagas de estacionamento pra deficientes, não serem ocupadas por não deficientes.
Eu consigo andar, felizmente-mesmo que pouca distância, subir uns 3;4 degraus, mas e quem não pode, como faz?
Será que nossa única distração e direito é ficar em casa, ver TV, ou DVD?
Nem todos têm condições de ter computador, as lan houses, a maioria não é acessível, ou adaptada...
Enfim, será que mesmo nós deficientes mostrando nossas capacidades, inteligência, garra, não temos direito á diversão como qualquer outro "normal"?
Por mais que falem em inclusão social, falta de preconceito, igualdade... Só quem vive isso pode dizer que esta inclusão não é bem verdade.
Muito menos falta de preconceito... A maioria é totalmente indiferente a gente, disse maioria, porque felizmente nem todos são assim, ainda há quem nos vê em igualdade.
Se superei tudo totalmente?Não... Ainda me limito, e tenho preconceitos comigo mesma, apesar da independência conquistada, e das adaptações obtidas pelo dia-dia.
E um desses preconceitos, é a insegurança-medo de não ser amada e desejada de verdade, resultado de minhas limitações físicas reais, e o que me causou as atitudes de alguns.
Só quero que haja uma reflexão dessa maioria, pois ninguém tem imunidade total à coisa alguma. Só quem vive, ou viveu isso, sabe compreender... E venho agradecer a quem nos vê como gente, nos apóia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é importante para mim..

DIA DIFÍCIL

 Hoje está tão difícil.  Só queria desaparecer, evaporar como fumaça, e parar de dar trabalho. E ao mesmo tempo eu me sinto tão egoísta.  Te...