Era uma vez, uma mulher que se considerava uma pessoa sem sorte.
Seu pai faleceu poucos meses depois que ela havia nascido.
Sua mãe preferia sua irmã mais velha a sua outra filha.
Ela era muito tímida e não conseguia fazer amigos.
Ela foi crescendo, e seu sentimento de inferioridade só aumentando.
Portanto, cada dia que passava ela se sentia menos merecedora de ser amada e feliz.
Joanita era uma mulher bonita, inteligente, doce, porém, sua mãe sempre dizia que a irmã era a única bonita da família. Isso a magoava muito.
A irmã já namorava, e os rapazes do bairro ficavam doidos com ela, mas parecia que Joanita era invisível, pois ninguém a notava.
Um dia, enquanto lia um romance no intervalo da aula, seu único lazer, apareceu um rapaz e perguntou-lhe:
_ Por que você está aqui lendo e não conversando com a turma?
_ Ninguém me quer por perto.
_Sou Ferdinando, e você é ?
_ Joanita. Oi Ferdinando. Por que você não está lá com eles? E voltou o olhar para o livro.
_ Porque achei que te conhecer seria mais interessante.
O rosto de Joanita enrubesceu.
_M-me conhecer? Inte-teressante eu? Ela gaguejou.
_ Sim, você é. Só basta deixar que te conheçam melhor.
Ela sorriu sem jeito e fechou o livro, não antes de marcar a página, e conversaram sobre os gostos um do outro. E riram juntos.
Dali se formou uma linda amizade, e aos pouquinhos ele ia fazendo outras pessoas conhecê-la melhor.
E ao contrário do que pensava de si mesma, ela não era sem graça, nem feia. Conforme ia conhecendo melhor os outros, e se sentindo mais a vontade, mais viam que ela era divertida, inteligente, pediam ajuda pra alguma matéria...Ela se tornou uma mulher mais confiante, interessante, mais feliz. Algo que ela nem imaginava ser possível. A amizade deles foi ficando mais firme e verdadeira.
Ferdinando a convidou para uma festa em sua casa, pois iria comemorar seu aniversário de 18 anos. Joanita vestiu seu melhor vestido e se arrumou da melhor forma que podia, e ainda assim, estava muito simples. Quando ela chegou, ele lhe deu um forte abraço e agradeceu por ter ido. Ferdinando pediu um vestido emprestado a sua irmã e pediu que q amiga vestisse, pois os corpos das duas eram muito parecidos. Ela saiu deslumbrante com um vestido longo preto, de alças finas e que a fazia brilhar. A irmã dele fez um rabo de cavalo nela e lhe emprestou um par de brincos e colar. Ela não se reconhecia, mas todos ficaram encantados com sua beleza e educação. Quando o primo dele a viu foi amor à primeira vista. Paulo se aproximou e começaram a conversar, eles trocarqm telefone e hoje estão namorando.
Quanto a sua mãe e irmã, nada mudou para elas. Joanita continuava a mesma, mesmo com toda sua mudança de personalidade. Felizmente, a visão de si mesma mudou, ela fez amizades, e encontrou um amor. Portanto, Joanita não tinha a má sorte que imaginava ter, era só mudar a forma de olhar para si mesma, e para o mundo a sua volta.

